Tapioca: uma opção saudável e ótima para pós-treino

tapioca-lightgetty

A tapioca é um prato típico do Norte e Nordeste do Brasil, de origem indígena e feita com fécula de mandioca.

Como forma de variar o cardápio, a tapioca surge como um alimento rico em carboidratos e ideal para quem pratica atividades físicas, por fornecer energia rápida.

A tapioca pode ser uma opção saudável quando se escolhe boas opções para o recheio.

Por apresentar alto índice glicêmico (velocidade em que a glicemia aumenta no sangue), é excelente para ser utilizado com recheio proteico no pós-treino, promovendo rápida recuperação muscular e conferindo saciedade.

Pacientes diabéticos podem utilizar, mas por ser um carboidrato complexo de alto índice glicêmico, mais rápido ele é absorvido na forma de glicose, aumentando a glicemia. Por isso precisa ser acrescido de fibra, por exemplo acrescentar 1 colher de sopa de semente de chia a massa e incrementar com recheios proteicos. Esse índice é importante para quem faz dietas de redução de peso e quem tem diabetes, e quanto menor o IG, melhor.

Para baixar o índice glicêmico da  tapioca, é só combinar com alguma proteína magra, como os queijos, frango ou ovos. Isso vai fazer com que o índice glicêmico total da refeição seja menor que quando consumida com frutas. Mas atenção, queijo coalho não é magro, opte por queijo cottage, quark ou ricota.

Segue algumas sugestões salgadas:

1 – Evite recheios “gordos”: carne seca, queijo coalho e catupiry

2 – Utilize recheios proteicos “light”: ovo mexido, cottage com peito de peru, queijo prato light com presunto magro, requeijão light com lombom canadense, salmão com cream cheese light, atum, frango desfiado com requeijão light e tofu com cogumelos

3 – Acrescente à massa da tapioca: chia, linhaça, aveia. Por serem fontes de fibras diminuem o índice glicêmico da preparação.

4 – Acrescente aos recheios: tomate, alho poró, palmito, cogumelos, alface, rúcula, cenoura e beterraba ralada, berinjela e abobrinha grelhada, espinafre. Conferem cor, sabor e textura prazerosa, aumentam o teor de fibras, vitaminas e minerais.

maxresdefault

Segue algumas sugestões doces:

1 – Frutas, mel, geleias sem açúcar.

Agora vamos para uma receita pré-treino!

Tapioca com banana e mel (210 cal)

Ingredientes:

– 2 colheres (sopa) de goma de mandioca hidratada

– 1 banana em rodelas

– 2 colher de sopa de mel

Modo de preparo: Coloque as duas colheres da goma, espalhando com a colher. Pode peneirar a goma se quiser ela mais fininha. Se você quiser ela mais macia, ligue o fogo somente depois que a goma estiver lá. Deixe um minuto de cada lado e recheie com as fatias de banana e mel.

2015-811712251-porto-do-sabor_tapioca-de-banan-com-mel-e-canela.jpg_20150428

A tapioca pode ser consumida no café da manhã, no lanche ou jantar, não exagerando, e os recheios e a quantidade vai depender da sua necessidade calórica e nutricional.

Agende a sua consulta.