Pipoca: surpreenda a sua visita!

Você gosta de pipoca? É difícil quem não gosta.
A pipoca também tem seus benefícios, é rica principalmente em fibras. Estudo realizado na Universidade de Scranton, nos Estados Unidos, mostrou que a casca do milho (pipoca) contém substâncias como polifenóis, que podem agir como antioxidantes inibindo a ação dos radicais livres no organismo, diminuindo o envelhecimento precoce, riscos de doenças cardíacas e oxidação de colesterol.
O consumo de pipoca em quantidade moderada pode estar relacionado à perda de peso. Isto porque como ela possui muitas fibras aumentamos o tempo de digestão no estômago levando a uma maior saciedade no indivíduo.
Mas atenção!
Devemos nos atentar ao modo de preparo deste petisco. As enormes porções comercializadas nos cinemas ou os pacotes de microondas são recheados de manteiga, gordura vegetal e sal, diminuindo seus benefícios e aumentando suas implicações para um maior risco de doenças crônicas como hipercolesterolemias e hipertensão arterial.
O melhor modo de preparo é colocar em um recipiente o milho, um pouco de água e um pouco de sal. Leve ao fogo ou ao microondas para estoura-las de uma forma mais saudável. Se quiser, ao finalizar o preparo, coloque ervas secas ou frescas como orégano, tomilho ou alecrim, pois a utilização destes temperos diminui a quantidade de sal utilizada.
Mas, venho aqui trazer algumas maneiras de preparar a pipoca para surpreender a sua visita!
Um aviso: elas são um pouco calóricas! Por isso, cuidado com a quantidade a ser consumida e a frequência. Lembre-se: ninguém é proibido de comer nada. De vez em quando pode.
1- Pipoca ao pesto de manjericão
3 xícaras (chá) de pipoca já estourada
1 xícara (chá) de manjericão
1 xícara (chá) de parmesão ralado
¼ xícara (chá) de azeite
1 colher (chá) de sal
2 dentes de alho picados
Coloque todos os ingredientes, com exceção da pipoca, no liquidificador e bata até obter uma pasta homogênea. Em uma vasilha, junte a pipoca e misture bem. Sirva em seguida.
40f8d3e30aa7932acc02bb47eb00b8a1
2- Pipoca de pizza
1/4 xícara de azeite de oliva
4 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de tomate seco picado
1/2 colher de chá de orégano seco
1/2 colher de chá de alho em pó
1/2 colher de chá de cebola em pó
1/2 colher de chá de pimenta vermelha em flocos
1/4 xícara de queijo parmesão, ralado
2 colheres de sopa de manjericão
Derreta a manteiga em uma panela pequena e adicione o tomate seco picado. Derreta por 2-3 minutos.
Em uma tigela pequena, misture orégano, alho e sal, cebola em pó, flocos de pimenta vermelha e reserve.
Regue a pipoca com molho de tomate na manteiga e misture. Polvilhe com a mistura de pizza reservada e acrescente queijo e manjericão. Sirva em seguida.
233d9bd35c61c0f713f7add7cd38b4e0
3- Pipoca picante
3 colheres de sopa de margarina
1 colher de café de açafrão da terra
Pimenta calabresa a gosto
1/2 xícara de chá de milho de pipoca
Sal a gosto
Numa panela grande, derreta a margarina e toste o açafrão e a pimenta.
Junte o milho, misture e abaixe o fogo. Quando estourar a primeira pipoca, aumente o fogo e tampe a panela, mexendo de vez em quando até estourar todas as pipocas.
Transfira para uma tigela, tempere com sal e sirva em seguida.
bf27a1067c6cc99fee8510275af80ae7
4- Pipoca com bacon
100 gr de bacon
sal
1 xícara de milho para pipoca
Corte o bacon em pequenos cubos (1/2cm) e coloque na panela junto com o óleo. Leve ao fogo baixo e misture levemente até que os cubinhos fiquem dourados. Coloque-os em papel absorvente e reserve.
Elimine parte da gordura que se formou na panela deixando apenas cerca de 4 colheres de sopa. Leve ao fogo novamente e acrescente o milho.
Tampe a panela. Assim que o milho começar a estourar, abra rapidamente a tampa e adicione os cubinhos de bacon frito, tampe novamente a panela e termine de estourar o milho. Coloque sal a gosto e sirva quente.
b3592eae5f5bef30e45423c426a59a28
5- Pipoca doce colorida
1 xícara (café) de óleo
1 xícara (café) de água
1 xícara (chá) de açúcar cristal
1 xícara (chá) de milho
corante líquido
Coloque numa panela ou pipoqueira o óleo, água e o açúcar, mexa um pouco e leve esta mistura para cozinhar em fogo baixo. Vá mexendo até chegar próximo a ponto de fio, mas tome cuidado, não deixe a mistura engrossar muito.
Adicione o corante líquido, a quantidade varia de acordo com a marca que você escolher e com a tonalidade que deseja em sua pipoca, então pode colocar a gosto!
Junte o milho para pipoca, feche a panela e vá mexendo, no caso de uma panela comum, aumente um pouco o fogo, a levante e vá balançando segurando bem firme nas alças. Quando o milho estiver quase todo estourado, desligue o fogo e não abra a tanta, deixe o resto estourar com o calor da panela.
9e1d938bd48725568be9e1c8cdc71a2c
 Nutricionista Jaqueline Silva dos Santos