Pão integral prático: A sua saúde agradece

Você sabia que nem todo pão faixado como integral nas prateleiras dos supermercados são integrais?

Para descobrir, basta ler os rótulos. Se o primeiro ingrediente não for farinha de trigo integral, não vai ser integral. Simplesmente porque existe uma regra na rotulagem. Os ingredientes são escritos conforme a quantidade, do maior para o menor. Se o primeiro ingrediente for farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, por exemplo, e o segundo farinha de trigo integral, significa que o maior ingrediente utilizado em tal produto foi a farinha de trigo enriquecida… Indicando um produto normal como todos os outros, mas NUNCA integral.

Por isso, trago aqui uma receita verdadeira de PÃO INTEGRAL.

Ingredientes
Serve: 1 pão grande (14 porções)

  • 450 g de farinha de trigo integral para pão
  • 1 colher (chá) de sal
  • 2 colheres (chá) de fermento biológico seco instantâneo
  • 1 colher (chá) de açúcar mascavo ou mel claro
  • 450 ml de água morna
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo branca para polvilhar

Modo de preparo
Preparo: 40mins  ›  Cozimento: 40mins  ›  Pronto em: 1hora 20min

  1. Unte levemente uma forma de pão com capacidade para 900 g ou forre-a com papel-manteiga. Reserve-a num local aquecido enquanto prepara a massa.
  2. Numa tigela grande, peneire a farinha e o sal, incluindo o farelo que restar na peneira. Acrescente o fermento seco e faça um buraco no centro. Misture o açúcar ou mel à água morna e despeje-a no buraco feito na farinha.
  3. Usando as mãos ou uma colher de pau, misture tudo e bata vigorosamente por cerca de 2 minutos ou até a massa desprender-se dos lados da tigela. Ela estará bem mole e pegajosa.
  4. Transfira a massa para a forma já preparada, cubra com um pano de prato úmido e deixe fermentar num local aquecido por cerca de 30 minutos ou até a massa ter crescido até quase a borda da forma.
  5. Próximo ao fim do tempo de crescimento, preaqueça o forno a 200°C. Descubra a massa e polvilhe uniformemente a superfície com um pouco de farinha. Asse por 30 a 40 minutos ou até o pão ter crescido bem e estar dourado. Ao tirá-lo da forma ele deve parecer leve e produzir um som oco quando você bater com os dedos na sua base.
  6. Desenforme o pão e, se necessário, devolva-o ao forno por mais 5 minutos para endurecer as laterais e a base. Ponha-o numa grade metálica para esfriar. Conserva-se por até 5 dias.

sodkfo

Cada fatia fornece

✓✓ selênio * ✓ B1, B6, folato, niacina, cobre, zinco

Dicas e sugestões

• Para preparar 2 pães pequenos, divida a massa em duas formas com capacidade para 450 g e asse por 30 a 35 minutos.

Comer faz bem!

• O pão integral fornece mais vitaminas do complexo B e fibras alimentares que o pão preparado com farinha de trigo branca. • O fermento é especialmente rico em folato e contém quantidades mínimas de várias outras vitaminas do complexo B.

Está esperando o que para testar a receita?! Corre lá!

 

Nutricionista Jaqueline Silva dos Santos