ISOTÔNICOS: Você utiliza da forma correta?

Sua rotina de treinos ou prática de esportes costuma passar da duração de 1 hora? Pode ser que seu corpo necessite de uma reposição eletrolítica através dos isotônicos. Mas você sabe realmente pra que eles servem? E se você de fato precisa deles?!
13f6como-ingerir-a-bebida-sem-prejudicar-a-sade
O que são?!
Isotônicos são bebidas à base de água, sais minerais e carboidratos (6 a 8%), ideais para reposição de líquidos e eletrólitos perdidos através do suor durante atividade física!
Qual isotônico escolher?!
Na hora de escolher sua bebida isotônica atente para os seguintes detalhes:
  • O total de carboidratos não deverá ultrapassar 20 g para serem absorvidos mais rapidamente pelo organismo.
  • O tipo de carboidrato também é importante, pois o ideal é que seja uma fórmula balanceada que apresente glicose, frutose e não somente sacarose como é o caso de alguns.
  • A presença de Sódio e Potássio é fundamental para facilitar a absorção.
Mas atenção! Antes de começar a consumir esse tipo de bebida é necessário atentar para alguns pontos:
  • Em excesso, os isotônicos dificultam a perda de peso, sobrecarregam os rins e podem contribuir para o aumento da pressão sanguínea.
  • O consumo sem indicação de um profissional, a falta de exercícios e a falsa ideia de que a bebida isotônica ajuda a emagrecer, podem dificultar o processo de emagrecimento.
  • O consumo inadequado de isotônicos: hipertensão e diabetes, doenças cardiovasculares e insuficiência renal, fragilização do esmalte dos dentes.
  • O estudo realizado pela Universidade Estadual da Paraíba mostrou que como bebidas esportivas são consumidas em pequenas doses em intervalos pequenos, a saliva não consegue mineralizar os dentes.
  • Assim, as bebidas isotônicas causam mais danos ao esmalte dos dentes do que refrigerantes, doces, sucos cítricos e cerveja.
Será que você precisa mesmo tomar isotônicos quando pratica o seu esporte??
Agende uma consulta e descubra !
Nutricionista Jaqueline Silva dos Santos