COMO MANTER A DIETA NAS FESTAS DE FIM DE ANO?

Final de Ano, Férias, Festas de Natal, Ano Novo… Tudo é uma grande emoção, mas e a dieta?

festas-de-fim-de-ano-como-nao-sair-da-dieta

Amigo secreto, comemoração na empresa, presentes, lanches improvisados, comida das mais diferentes, petiscos, bebidas, altas festas…

Como se salvar de todos esses acontecimentos que trazem sempre um ganho de peso?!

dieta-pos-festa-fim-ano

Sim! É possível passar pelas fartas ceias sem engordar muito!

Todos sabem que é o período mais lindo do ano. Realmente é! Então vamos aproveitá-lo sem exageros e com bom senso para continuar o ano bem e com muita saúde.

Preparei algumas dicas práticas, saudáveis, sem sofrimento e sem passar fome, para que você possa passar por esse período sem maiores prejuízos.

O que fazer para manter o peso e cuidar da saúde em dias de festa?

Evite alimentos calóricos

Fast-food, doces, frituras, álcool, refrigerantes que são doces líquidos, alimentos processados como salame, mortadela, salsicha (vina), pipoca de microondas,  nuggets, temperos prontos, caldos para carnes, aves e peixes que possuem alto teor de sódio e gordura, e um item super agravante, glutamato monossódico. Dores de cabeça, aceleração dos batimentos cardíacos, dores no peito, dormência ou formigueiro no rosto e pescoço, asma, palpitações e sudorese, são alguns dos possíveis efeitos colaterais do ressaltador de sabor glutamato monossódico que pode conter nos alimentos. Comece a ler os rótulos e descubra, se o produto que costuma consumir tem esse ressaltador de sabor e evite-o.

Tome cuidado com a sobremesa. Opções com creme de leite ou leite condensado são as piores nesse caso. Além de ganharem no quesito caloria, acumulam gordura no corpo pela demora na digestão. Opte por sobremesas que levem frutas, gelatina, iogurte ou leite desnatado. Mas não passe vontade, afinal sair triste de uma festa é um grande erro. Pegue apenas um pedaço bem pequeno, para experimentar o doce, e evite repetir.

Caso seja impossível resistir, coma uma colher pequena de tudo e não repita.

No dia seguinte, mesmo com o cansaço, volte à rotina: academia, caminhada, natação, etc.

Dicas inteligentes

  • Não deixar de incluir nas refeições verduras, frutas e legumes. Quanto mais colorido o prato, mais saudável será a refeição.

  • Consuma frutas no café da manhã e lanches intermediários, e sucos naturais ao invés de refrigerantes.

  • Escolha sempre salada mista de folhas verdes antes da refeição principal no almoço e jantar, pois isto aumenta a sensação de saciedade, e assim a fará comer menos.

  • Escolha o que irá comer. Lá está a mesa farta de pratos maravilhosos, alguns especialmente preparados para o final do ano, como a rabanada, por exemplo. Não se renda a essa armadilha! Coloque no máximo 3 colheres de arroz, uma colher de farofa e 1 fatia de chester. Coma muita salada, ocupe seu prato de verde. Mas evite pratos que levem maionese, pois é calórico.

  • Um cardápio baseado em vegetais, frutas, leguminosas e grãos integrais, peixes e aves irá ajudar a manter o peso e até emagrecer. As gorduras boas, como aquelas encontradas em castanhas e no azeite extravirgem, também estão liberadas.

  • Coma sem pressa. Mastigue o alimento bem, e não tenha pressa. Especialistas explicam que por costume comemos até nos sentir estufados por uma má-educação alimentar. Comemos muito rápido e nosso cérebro demora a entender que estamos saciados.

  • Se alimente de 3-3 horas, sendo três refeições principais e três lanchinhos intermediários. Isso irá ajudar a acelerar o seu metabolismo e evitar o ganho de peso.

  • Não pular refeições, pois isso acarretará em comer o dobro na refeição seguinte, contribuindo para o ganho de peso.

  • Prefira uma opção leve antes de dormir, como uma fruta, um iogurte com aveia. O triptofano existente na aveia vai proporcionar um sono tranquilo, melhorando a qualidade do sono.

Não esqueça de hidratação!

Agora no verão principalmente, não podemos nos esquecer de tomar líquidos, principalmente água. A água saborizada é uma ótima opção.

suco-36 download

A principal dica de todas é aproveitar as festas de fim de ano, mas com moderação. Afina, nenhum exagero é bom, não acha?

Boas festas!

Nutricionista Jaqueline Silva dos Santos